Semana do Livro e da Biblioteca – 2009

30 de outubro de 2009 Sem comentários

semana do livro 2009

24 a 30 de Outubro de 2009

Vera Garcia – Bibliotecária

Dia 24

De acordo com a programação da semana, recebemos o pessoal da AME – Ação Mineira para a Educação, de Belo Horizonte, com 45 crianças assistidas pela entidade e 25 pessoas da equipe.   As crianças nos brindaram com o espetáculo: ANA, CARA, CARAÇA, CARAVANA! Uma linda peça escrita por Dimir Viana, sobre a história do Caraça.

Compareceram também os alunos do EJA – Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Mares Guia de Barão de Cocais, acompanhados da Professora Aparecida Gouveia. Os alunos nos apresentaram algumas músicas populares brasileiras e sertanejas, cantadas e tocadas em violão. Maravilha!

Logo após as apresentações, todos nossos convidados visitaram o Centro Histórico do Caraça. E, para nossa maior alegria, ainda conseguimos uma “palhinha” do organista Lucas Raposo que executou algumas músicas no famoso órgão do Caraça.


Dia 26

O COMAP (Colégio Municipal Afonso Pena), de Santa Bárbara, marcou presença com 44 alunos do ensino fundamental com idade entre 5 e 7 anos.

A escola chegou ao Caraça por volta das 11h45. Assistiram a um vídeo sobre o Caraça e o Lobo Guará. Na “Hora do Conto”, fizeram uma linda apresentação de poesias de Cecília Meireles.

Um dos alunos de 7 anos, Júlio César de Brito, declamou a poesia “As Professoras”, de sua própria autoria. Um elogio às mestras, hoje em dia tão desrespeitadas pelos próprios alunos. PARABENS JULIO CESAR!

Em seguida as crianças comeram um gostoso lanche preparado pelas funcionárias da Lanchonete do Caraça. Logo depois, os alunos visitaram o Centro Histórico do Caraça e estavam muito interessados em visitar as Catacumbas.

Houve uma pequena caminhada até o Banho do Imperador e depois brincaram no parquinho, até a hora marcada para o regresso.

 Dia 27

Recebemos os alunos da Escola Municipal Chico Severino e Adélia Hoscken, somando um total de 36 alunos. Ao chegarem ao Santuário, fizeram um lanche. Em seguida foram visitar o Centro Histórico do Caraça e a Biblioteca. Ficaram admirados ao ver o menor jornal do mundo, o livro mais pesado e as estantes deslizantes.

Os alunos da Escola Chico Severino fizeram uma linda apresentação: Memórias de Emília, adaptação de Fernando Silva, professor de teatro da rede municipal de Santa Bárbara. Lindo!

Os alunos da Escola Adélia Hosken fizeram uma homenagem a Michael Jackson, imitando o modo de dançar do cantor.  M a r a v i l h o s o!!!

Nosso AGRADECIMENTO a todos os alunos, professoras e Fernando Silva.

 Dia 28

Vieram mais 47 alunos entre 6 e 8 anos, também da Escola Municipal Chico Severino de Santa Bárbara. Os alunos participaram da Oficina de Hai-Kai com os poetas: Andreia Aparecida Silva Donadon Leal, J. B. Donadon Leal, Gabriel Bicalho e Sebastião Ferreira, todos de Mariana. Também compareceu Marden, poeta de Barão de Cocais que participou da oficina junto com todos.

Os alunos da Escola Chico Severino, curtiram o “Dia de Poesia no Caraça”. Cada criança escreveu seu Hai-Kai, admirando a paisagem do Caraça. Vejam alguns versos:

O pássaro preto
Em cima da pedra
Que está escrito paz
(Erick)

Um passarinho vai ter um
Filhote de passarinho
Ele vai crescer e ser feliz
(João Vitor)

Eu vejo o beija-flor bonito
E o sol beija a flor
(Eveline)

Chuva na Serra
Sol na terra
E as plantas crescendo
(Denise)

Um pingo de chuva
Na árvore a cair
Se esconde o pássaro
(Gustavo Viegas)

Foi um dia de muita poesia e alegria para todos nós!

Parabéns aos poetas do Jornal Aldrava de Mariana, ao Marden de Barão de Cocais e aos alunos da Escola Chico Severino e suas professoras!

A Escola também fez uma linda apresentação intitulada: “A Casa da Vovó”. Uma história que muito emocionou a platéia, lembrando os doces momentos da casa de nossos avós. Lindo!

DIA 29

Neste dia aqui compareceram as seguintes escolas: Escola Estadual José Álvares Duarte (Brumal e Barra Feliz), Escola Estadual Dom Bosco (Florália), APAE (Barão de Cocais) e Escola Municipal Maria de Lourdes Pereira (Florália).

Foram realizadas algumas brincadeiras na chegada para descontração das turmas. As turmas assistiram ao vídeo sobre o Caraça, fizeram uma visita no Centro Histórico e em seguida foram para o auditório para as apresentações.

A Escola José Álvares Duarte trouxe as seguintes apresentações: 1) Procissão das Almas (sobre a vida do Barão de Catas Altas) e 2) Homenagem aos povos da África.

Lindo!  Parabéns aos alunos e professores.

A APAE/Barão de Cocais apresentou: “Aos olhos do Pai”, uma música com dança.  Maravilha! Nosso abraço e parabéns a todos da APAE/Barão de Cocais.

A Escola Dom Bosco de Florália apresentou: “A Guardadora de Gansos”, autoria dos Irmãos Grimm, escritores alemães que escreveram lindos contos infantis, que lhes fizeram ser conhecidos no mundo inteiro.  Nosso abraço de agradecimento aos alunos e professores da Escola Dom Bosco!

A Escola Maria de Lourdes Pereira apresentou a estória: “Chapeuzinho amarelo”. Na estória temos o lobo guará que se torna amigo da Chapeuzinho amarelo. Parabéns aos alunos e professoras!

DIA 30

Foi a vez das escolas: Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração, Escola Municipal Adélia Hosken e Escola Municipal Irmã Amandina, todas de Santa Bárbara. Recebemos também a Escola Municipal Bernardo Guimarães da comunidade quilombola de Pe. Pinto ou Caxambu, distrito de Rio Piracicaba.

 

Os alunos do Colégio N. S. do Sagrado Coração apresentou uma adaptação da estória da Pipi, uma boneca muito esperta, de autoria de Astrid Lindgren. Maravilha! Parabéns aos alunos e professoras.

Os alunos da Escola Irmã Amandina recitaram poesias de Carlos Drumond de Andrade e dançaram ao declamar “José”, também de Drumond. Parabéns!

A Escola Adélia Hosken apresentou um teatro de fantoches e a platéia ficou de olho no painel. Muito lindo!

No final, houve a apresentação do Coral “Vozes de Caxambu”, com os alunos da Escola Bernardo Ferreira Guimarães de Pe. Pinto ou Caxambu, distrito de Rio Piracicaba. O coral apresentou músicas afrobrasileiras. Os integrantes do Coral fazem parte de um projeto de educação étnico-racial, chamado “Caxambu: nossa história, nossa vida”. O projeto é para o ensino fundamental, não apenas para valorizar a cultura afrobrasileira, mas também incentivar os participantes na busca do conhecimento necessários para seu desenvolvimento como cidadão.
Maravilhoso!  Parabéns aos alunos e professores, em especial à professora Agda Consolação Vieira e todos os colaboradores do projeto.

Nós, Padres, Irmão, funcionários, voluntários e amigos do Caraça e da Fazenda do Engenho, agradecemos a todos que nos prestigiaram participando da SEMANA DO LIVRO, DA BIBLIOTECA E DA CRIANÇA NO CARAÇA, de 24 a 30 de outubro de 2009.  E que venha a próxima semana em 2010!!!

Enviar um comentário

Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos abaixo.