Dia Mundial do Meio Ambiente

dia_mundial_meio_ambiente_2010_04

A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais ligados a todo o planeta, abordando a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, além da diversidade biológica que deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

dia_mundial_meio_ambiente_2010_01

A proteção do meio ambiente, o amor à natureza e o desejo de que ela seja preservada ou utilizada racionalmente pelo homem já podem ser verificados nos primeiros livros sagrados. Praticamente todos eles mencionam a vida das plantas, dos animais silvestres e do homem, como elementos integrantes do meio ambiente. Entre outros podem ser mencionados os Vedas, a Bíblia e o Corão. Diversos são os textos escritos, alguns deles há quase 2500 anos na Índia, cujos relatos mencionam uma preocupação acentuada com a conservação da natureza. E vários são os líderes espirituais, entre eles Shiddarta Gautama, o Buda, que demonstraram esta preocupação. Curioso é que São Francisco de Assis, tanto tempo depois, abraçaria os mesmos princípios, certamente sem conhecimento das crenças e filosofias pregadas pelos homens daquelas longínquas paragens.

dia_mundial_meio_ambiente_2010_03

Além dos princípios religiosos, os homens santos veneravam o ar, a água, a terra (alimento) e o fogo (energia), todos considerados como partes integrantes do Cosmos e sem os quais não teríamos condições de vida. O amor de Francisco de Assis demonstra abrangência universal. Poucos terão se irmanado tanto com o universo como ele, ao contemplar em seus retiros para meditação os elementos naturais, que chamava de “irmãos” – o sol, o ar, a água, as estrelas, as plantas e os animais. No seu extraordinário “ântico al fratte Soli” louva a grandeza do Criador e todas as criaturas.

dia_mundial_meio_ambiente_2010_07

Podemos, cada um de nós, já fazer a nossa parte para a preservação das condições mínimas de vida na Terra, hoje e no futuro, ou seja, investir mais naquilo que temos de valioso, que é a nossa inteligência, para aprender a consumir menos o que precisamos economizar: os recursos naturais.

dia_mundial_meio_ambiente_2010_06

Deixe aqui o seu comentário: