Encontro Vicentino

28 de março de 2010 Sem comentários

encontro vicentino01

Aconteceu no Santuário do Caraça, nos dias 27 e 28 de março, um encontro com 105 jovens de várias cidades dos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Eram jovens vicentinos, pertencentes à Sociedade de São Vicente de Paulo, que faz parte da Família Vicentina, e que vivenciam a mesma espiritualidade dos Padres do Caraça, missionários por excelência dos Pobres.

Entre palestras, oficinas, partilhas e trabalhos em grupo, sem ter nem ao menos um tempinho para uma trilha e uma descontração mais ecológica, se bem que a espera, quase interminável, pelo lobo tentou suprir esta falta, os jovens trabalharam arduamente durante os dois dias do encontro. Cansados pela viagem, já que grande parte viajou na noite de sexta para chegar sábado bem cedo ao Santuário, todos se comprometeram com a reflexão e deram o máximo de si para aproveitar estes dias e a oportunidade que recebiam de aprofundamento e convivência.
A seguir, um comentário sobre tão precioso encontro feito por um dos organizadores, em cujo nome agradecemos a toda a Sociedade de São Vicente de Paulo pela escolha do Caraça como sede deste encontro regional.

XIX Encontro da Juventude Vicentina da Região II

Vitor Carvalho Gomes

encontro vicentino02

Aconteceu nos dias 27 e 28 de março de 2010 o XIX Encontro da Juventude Vicentina da Região II no Santuário do Caraça, área do Conselho Metropolitano de Ouro Preto. O Encontro iniciou pela manhã de sábado com a acolhida a todos os Conselhos Metropolitanos da Região II (Ouro Preto, Rio de Janeiro, Juiz de Fora, Volta Redonda, Barbacena, Governador Valadares e Caratinga). O tema “Unir forças para Crescer” foi desenvolvido pela consócia Elisabete, secretária do Conselho Nacional do Brasil (CNB). Posteriormente, o Padre Osmar, assessor espiritual da Comissão Nacional de Jovens, falou sobre: “Juventude Vicentina: Multiplicadora dos Talentos Enviados por Deus”.

No período da tarde foram trabalhadas as oficinas: Descobrindo, Conhecendo e Multiplicando, apresentadas pela consócia Ada (presidenta do CNB), consócia Esther (coordenadora de Conferências de Crianças e Adolescentes do Conselho Metropolitano de  Barbacena) e consócia Rosania (Vice Presidenta do CNB da Região II). Posteriormente a consócia Talita (coordenadora da Comissão Nacional de Jovens) apresentou os projetos da Comissão a todos os participantes.

encontro vicentino03 

No domingo foi trabalhado o Documento 85 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o seguinte enfoque: Evangelização da Juventude através de uma “Trilha Vicentina”, em oficinas coordenadas por Heber e Marcelo (seminaristas da Província Brasileira da Congregação da Missão) e pela consócia Talita (Comissão Nacional de Jovens).

Segundo o coordenador da Comissão de Jovens do Conselho Metropolitano de Juiz de Fora, o Encontro da Região II foi “muito proveitoso e animado, atingindo a proposta com que ele foi organizado”.
“Foi um ótimo momento de aprendizagem e amizade. Aprendemos como aproveitar os nossos talentos em prol da juventude vicentina e como podemos crescer juntos”, concluiu o confrade Victor, do Conselho Central de Niterói, área do Conselho Metropolitano do Rio de Janeiro.

encontro vicentino04

Para o confrade Vitor, coordenador da juventude da Região II, ele avalia que cada vez mais a juventude tem demonstrado o seu compromisso e responsabilidade na participação dos Encontros. Pede que todos se mantenham unidos pelas orações e que possam multiplicar o que vivenciaram neste final de semana, pois muitos jovens esperam por essa evangelização. Sugere para a Juventude Vicentina aproveitar esta importante semana para estar com seus familiares, celebrar a Páscoa em família e levar essa alegria que está contida em seus corações às conferências e principalmente às famílias assistidas, pois é preciso UNIR FORÇAS PARA CRESCER E MULTIPLICAR OS TALENTOS ENVIADOS POR DEUS.

Enviar um comentário

Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos abaixo.