Visita da Folia de Reis no Santuário do Caraça

visita da folia de reis

A Folia de Reis é conhecida pela evocação da visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus, com cantos e ao som de violão, sanfona, cavaquinho, pandeiro, reco-reco, pistão, chocalho, triângulo, e outros instrumentos que compõem a banda.
Há 3 anos, o menino Jesus, do presépio do Santuário do Caraça, recebe a visita da Banda de Folia de Reis do Município de Jeceaba, Minas Gerais.

Folia de Reis

A festa foi trazida ao Brasil pelos portugueses, que a comemoravam em sua terra com mais divertimento. Entre nós ela adquiriu o espírito religioso que conserva até hoje, sendo desenvolvida com características próprias e transformando-se em manifestação folclórica de rara beleza.
A Folia de Reis marca o fim do ciclo natalino, principalmente no Norte do país. A Folia tem início no dia 24 de dezembro, à meia-noite, e termina no dia 6 de janeiro, Dia de Reis. O desfile leva uma bandeira que muitos acreditam ter o poder de curar as pessoas.
Os foliões fazem paradas em casas previamente escolhidas, para cantorias, em troca de comida e bebida.

visita da folia de reis2
As folias têm de 8 a 20 foliões que são organizados de acordo com suas funções. Eles representam os próprios Reis Magos, nas figuras de Gaspar, Melchior e Baltasar.
Os músicos e cantores animam a folia com o som de vários instrumentos. Cantam versos inspirados em trechos da Bíblia e sua música recebe o nome de toada.
Por sua vez, os três reis magos fazem uma viagem de esperança, certos de que ela os levará ao encontro de sua estrela.

Ao som dos instrumentos musicais os foliões efetuam longas caminhadas levando a “bandeira”, um estandarte de madeira ornado com motivos religiosos, à qual tributam especial respeito. Vão liderados pelos mestres e contra-mestres, figuras de relevância dentro da Folia por conhecerem os preciosos versos, preservados de geração em geração.
Os foliões cumprem promessa de por sete anos consecutivos saírem com a Folia, arrecadando em suas andanças donativos para realizarem anualmente, no dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, festa com cantorias e ladainhas.

visita da folia de reis3

Deixe aqui o seu comentário: