XI Semana do Livro, da Biblioteca e da Criança no Caraça

28 de outubro de 2011 Sem comentários

bt_semana_livro_2011_01

DIA 22

ABERTURA DO EVENTO

Há onze anos o Santuário do Caraça através de sua biblioteca comemora a Semana do Livro, da Biblioteca e da Criança no Caraça. Convidamos as escolas da região do entorno para uma visita à RPPN/Caraça, quando os alunos desenvolvem atividades artísticas, oficinas, exposições de trabalhos artísticos, praticam caminhadas ecológicas, brincadeiras, visitas ao museu, biblioteca, igreja, catacumbas, assistem documentários, etc.
Livro presente de amigo” a frase foi citada na primeira campanha publicitária no Brasil pela Câmara Brasileira do Livro em 1946. Uma frase bastante propícia para os dias de hoje e de sempre.

Escola Municipal Chico Severino

Fundada em 1985, localizada no Bairro São Vicente em Santa Bárbara, atende cerca de 700 alunos, sendo 70 na modalidade de EJA (Educação de Jovens e Adultos) e PROEJA-FIC (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos na Formação Inicial Continuada). O Projeto Institucional da Escola LITERART de 2011, envolveu toda a comunidade escolar e teve como objetivo estimular a leitura e a valorização de todas as manifestações de nossa literatura de Cordel e os poemas de origem japonesa “Haicai”. Como resultado do Projeto a escola está expondo os trabalhos dos alunos no Santuário do Caraça.

EXPOSIÇÃO: LITERATURA DE CORDEL

“Mãos calejadas realizando reprodução de desenhos de cordel, que no final se transformam em obras belíssimas e com grande valor para todos nós que estamos envolvidos no projeto”, diz a coordenadora do projeto.

EXPOSIÇÃO: HAICAIS E PINTURAS

Haicai é um poema japonês de forma fixa, constituído por dezessete sílabas distribuídas em três versos de 5-7-5 sílabas cada verso, pode ou não ter rima.

SANTUÁRIO DO CARAÇA/UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)

Projeto: Dom Viçoso no Santuário do Caraça: um percurso sobre a vida do prelado de Mariana

Palestra: “Religião e religiosidade na história e perspectivas de pesquisa”

Ministrada pelos seguintes palestrantes: Profa. Drª Karla Denise Martins,
Departamento de História/UFV; Prof. Gustavo de Souza Oliveira, Departamento de História/UFV: Prof. Dr. Ítalo Domingos Santirocchi – Instituto Federal CEFET-MG; Flávio Augusto de Freitas Teixeira, Graduando do Curso de História da UFV.

A palestra teve como objetivo demonstrar que a produção historiográfica acadêmica vem retomando assuntos sobre História das religiões e religiosidades de forma a estudar a vida de personalidades do meio religioso, como é o caso do sétimo bispo de Mariana e um dos fundadores do Colégio do Caraça, Dom Antônio Ferreira Viçoso.

Após a palestra, Pe. Wilson Belloni agradeceu aos palestrantes, dizendo que ficou emocionado, porque ele foi professor de História e o assunto o fez lembrar-se de seus momentos de jovem no Caraça e nos colégios onde ministrou a disciplina.

EXPOSIÇÃO TEMATICA SOBRE DOM VIÇOSO

A Exposição Temática no Santuário do Caraça visa explorar a psicologia devocional de um importante Bispo do século XIX, D. Antônio Ferreira Viçoso. Os objetos dispostos no Caraça de D. Viçoso foram doados por este em testamento ao próprio Santuário, sob a guarda da Província Brasileira da Congregação da Missão (PBCM) e farão parte do perfil da exposição. Além disso, o uso de fotografias e documentos que resgate a memória de um homem devoto, e um grande reformador.

APRESENTAÇÃO DO CORAL DA ESTAÇÃO DA MÚSICA

O Coral da Estação da Música regido pela Maestrina Angela Pinto Coelho, encantou as pessoas que estavam no Santuário do Caraça e foram muito aplaudidos. Obrigada Angela, obrigada crianças e jovens do coral.

APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE CORDAS DA ESTAÇÃO DA MÚSICA

O Grupo de cordas também regido pela Maestrina Angela Pinto Coelho, agradou aos ouvidos e encantou as pessoas presentes no Santuário do Caraça.
Agradecemos a você Ângela e as esses jovens maravilhosos.

Dia 23

APRESENTAÇÃO DA FLAUTISTA DANIELLE CHAVES
A Flautista Danielle Chaves se apresentando no Restaurante do Caraça, durante o almoço. Foi muito aplaudida pelos visitantes.

APRESENTAÇÃO DA BANDA DE MÚSICA SANTO ANTÔNIO

Quem quis ver a Banda Passar, veio ao Caraça. Apesar da chuva, eles fizeram a apresentação dentro da Lanchonete.

Todos nós ficamos encantados. Crianças que tocam instrumentos quase maiores que elas. Os jovens se empenham em dar o melhor de si. Os senhores completam o conjunto dando um belo exemplo.

DIA 24

Recebemos a Escola Municipal Iveta M. Novais. Apesar da chuva, os alunos se divertiram, assistiram um documentário sobre o Caraça, visitaram a igreja, catacumbas, ouviram explicação sobre o relógio do sol, visitaram o museu e a biblioteca. A  apresentação do aluno Ari Apolinário Filho, com o conto: Lambisamem, foi um dos momentos mais divertidos.

DIA 25

Com muita alegria recebemos os Poetas de Mariana: J.B. Donadon Leal, Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, Sebastião Ferreira e Goretti de Freitas de Ipatinga, para mais uma Oficina de Haicais.

As poetisas Andréia Donadon Leal e Goretti de Freitas doam livros para a Biblioteca do Caraça.

Escola Municipal Irmã Amandina de Santa Bárbara marcou presença com 44 alunos. A turma foi agraciada com a Oficina de Haicai, ministrada pelos poetas: J.B. Donadon Leal, Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, Sebastião Ferreira, e a Presidente do Clesi(Clube dos Escritores de Ipatinga) Goretti de Freitas. Todos os poetas doaram livros para a Biblioteca do Caraça, alunos da Escola citada, professores e a Bibliotecária Rosangela Santana (Coordenadora da Biblioteca Pública e Bibliotecas escolares de Santa Bárbara). Os alunos da Escola Amandina, apresentaram uma adaptação da poesia de Fernando Pessoa e de Carlos Drumond de Andrade. Como parte do Projeto: Poesia sai à rua.

DIA 26

Presentes a Escola M. Mares Guia de Barão de Cocais e Escola M. Adélia Hosken Ayres.
Foram momentos de alegria e descontração dos alunos, com  apresentações e sorteio
de livros.

DIA 27

Estiveram presentes os alunos do Centro Municipal de Educação Nossa Senhora do Rosário, a Escola Estadual Padre Heitor e Escola Municipal João Lopes Faria (Sumidouro).
Tivemos momentos de alegria também de muita emoção.
Coral do Rosário e Grupo Orpheus do Centro M. de Educação Nossa Senhora do Rosário, nos brindou com músicas lindíssimas do repertório brasileiro e internacional.

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO N. S. DO ROSÁRIO
APRESENTAÇÃO DO CORAL DO ROSÁRIO E GRUPO ORPHEUS

DIA 28

Para encerrar o evento vieram participar conosco as seguintes escolas: Escola Municipal Chico Severino, Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração, Centro Pedagógico Cecília Meireles e Escola Municipal Efigênia de Barros.

Foi um dia de muita alegria entre os participantes e muita interação entre os alunos das escolas. Já estamos com Saudades.

APRESENTAÇÃO DO COLÉGIO NOSSA SENHORA  DO SAGRADO CORAÇÃO

Projeto de Educação Ambiental, procurando conscientizar os alunos da necessidade da preservação de nossas matas, fauna, flora e  um breve comentário sobre o incêndio recente na Reserva do Caraça, incêndio este que consumiu 3hectáres de mata atlântica e de cerrado.

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL CHICO SEVERINO

O tema foi também a Preservação ambiental, com dança, tudo para chamar a atenção da necessidade de termos um comportamento de respeito para com a natureza.

CENTRO PEDAGÓGICO CECÍLIA MEIRELES

Uma das alunas recitou uma poesia de sua própria autoria.

Depois das apresentações os alunos foram fazer caminhadas pelas trilhas acompanhadas pelos guias e professores e em seguida partiram.

E assim demos por encerrada mais uma Semana do Livro, da Biblioteca e da Criança no Caraça. Uma semana de atividades artísticas, palestras, caminhadas pelas trilhas, brincadeiras, muita alegria e animação.

Obrigada a todos que colaboraram conosco. A Direção do Santuário do Caraça, Pe. Donizete, Pe. Paulo Faria, Pe. Gentil, Irmão Edmar, Funcionários sempre dispostos a colaborar para o bom andamento das atividade diária do evento,  amigos  do Caraça como: Cesar e Cristina, Edelmar e Bete, Cesar e Márcia .

A Marli Bicalho Diretoria da Casa da Cultura de Santa Bárbara sempre nos dando apoio e presença durante o evento. Marli você é demaissssssssssssssssssssssssssssss!

Ao Tião Crispim nosso amigo sempre disposto a ajudar e com muita animação, conseguindo contatos e livros para sorteios.

Ao Toninho Moraes com as fotos e conduzindo os alunos para visitas ao centro Histórico e passeio pelas trilhas.

Ao João Júlio grande amigo e colaborador em todos os momentos, guia nas caminhadas, também conduzindo os alunos para visita ao Centro Histórico.

Ao Neneco sempre presente em todos os nossos eventos.

Aos professores e alunos das escolas que participaram durante toda a Semana.

Aos professores da Universidade Federal de Viçosa: Profa. Karla Denise Martins, Prof. Gustavo de Souza Oliveira.
O aluno do Curso de História da UFV: Flávio Augusto de Freitas Teixeira e sua família.

Ao Prof. do Instituto Federal CEFET: Ítalo Domingos Santirocchi.

Edelmar e sua esposa Bete, nossos amigos queridos.

Enviar um comentário

Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos abaixo.