Caraça recebe pela primeira vez a disciplina de Ecologia da UFMG

31 de outubro de 2013 1 Comentário

Nos dias 25 e 26 de maio de 2013, a RPPN Santuário do Caraça recebeu pela primeira vez a saída de campo da disciplina de Ecologia I da UFMG. O professor Dr. Frederico Neves contou com o apoio técnico e logístico da Bocaina Ciências Naturais e Educação Ambiental na realização de atividades didáticas e científicas, com foco na prática em campo. Os alunos do quarto período do curso de Ciências Biológicas caminharam por diferentes trilhas da RPPN e, ao longo dos percursos, foram orientados a observar a natureza com olhar científico, e a elaborar perguntas de forma crítica.

A tarefa dos estudantes foi a de elaborar projetos de pesquisa com hipóteses ecológicas, e durante todo o processo, contaram com o acompanhamento de cinco educadores. O professor Frederico, responsável pelo Laboratório de Ecologia de Insetos, exalta a importância das saídas de campo para os futuros biólogos: “O contato com o ambiente de estudo é essencial para delinear um trabalho ecológico de qualidade, além de cumprir um papel importante, de abrir novas perspectivas também para o estudante que pretende seguir carreira em outras áreas da biologia”.

Segundo a aluna Daihana Santos, a saída de campo “foi simplesmente sensacional pois, além de proporcionar conhecimentos de práticas de campo, ampliou meu conhecimento e despertou um olhar ecológico, indo além do que o livro didático e que as aulas expositivas oferecem. Na verdade, minha visão mudou completamente depois da realização dessa atividade. A saída de campo no Caraça me trouxe novamente a vontade de ser bióloga e, melhor do que isso, reafirmou minha vontade de trabalhar na área ambiental…”.

A Bocaina também oferece cursos de capacitação, educação ambiental e observação de aves realizados, em sua maioria, nos domínios da RPPN. Informações no site bocaina.bio.br.

ecologia 01

ecologia 02

Um Comentário

  1. Lucas Perillo
    4 anos atrás

    A interação entre a comunidade científica e a população é muito importante. E a participação do Caraça neste contexto é essencial. Parabéns pela iniciativa.

    Responder

Enviar um comentário

Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos abaixo.