2º Encontro de Músicos no Caraça

23 de dezembro de 2014 Sem comentários

A união da música com a natureza e a arquitetura marcou o 2º Encontro de Músicos no Caraça.

Em sua segunda edição, o evento reuniu, entre os dias 28 e 30 de novembro, consagrados músicos de diferentes estados do país, bandas e estudantes universitários, tendo como objetivos a troca de experiências sobre música, a apresentação de concertos e recitais. Também foram realizados colóquios, em que os convidados abordaram suas vivências na academia e no mercado musical.

“É melhor ouvir uma nota tocada ao vivo por um músico, que ouvir em casa todo o repertório de um CD,” diz Odette Ernest Dias, flautista, uma das idealizadoras e diretora artística do 2º Encontro de Músicos no Caraça.

Realizar um Encontro de Músicos no Caraça contribui para a imersão dos participantes no universo musical, pois, cercados pela natureza e seu silêncio, alijados das tecnologias de comunicação, os músicos têm a oportunidade de se voltar uns aos outros e experimentar a criação e a prática musical intensamente, sem interferências.

Assim, o encontro estabelece ainda uma forma incomum de relação com a música, pois não existem limites espaciais para a sua prática, seja no jardim, nos quartos, na igreja ou até no refeitório, é possível praticar música, estar em contato com outros músicos, dividir experiências e repertórios; se configurando portanto, num espaço singular para o ensino da música, realizado através das oficinas.

Sob a batuta do maestro Renato Almeida, a Orquestra Jovem das Gerais realizou a abertura do evento, dia 28, que aconteceu na igreja do Santuário do Caraça. O concerto teve a participação da flautista Odette Ernest Dias. Para a violinista Jemima Teodoro a apresentação foi excelente. “Ficamos um pouco nervosos. A platéia estava repleta de profissionais experientes. Mas, estamos felizes por todos terem gostado de nosso concerto”, disse.

Dando continuidade ao evento, o padre Lauro Palú celebrou a Missa e depois recitou poemas. O público também acompanhou apresentação de piano a quatro mãos, realizada pelas musicistas Berenice Menegale e Elza Gushikem. A noite foi finalizada com apresentações de flautistas, violistas, pianistas e fagotistas.

carau00E7a1

Orquestra Jovem das Gerais, sob a regência do maestro Renato Almeida

carau00E7a2

Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, um lugar Santo, e uma bela música

Edição Especial – Dezembro 2014 – Jornal Voz do Caraça
Reportagem: Francisco Emery

Enviar um comentário

Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos abaixo.