Simpósio dos 400 anos do Carisma Vicentino (Roma – 2017)

28 de novembro de 2017

“Acolher o estrangeiro”. De 12 a 15 de outubro de 2017, representantes dos ramos da Família Vicentina presentes no mundo inteiro reuniram-se em Roma para o Simpósio em comemoração dos 400 anos de existência do Carisma Vicentino.

Tudo começou quando, em 1617, São Vicente de Paulo iniciou, com um grupo de mulheres voluntárias, as primeiras obras de caridade de suas fundações, seguindo-se a fundação carismática da Congregação da Missão e das Filhas da Caridade. A partir de então, muitas foram as fundações e obras de caridade que surgiram ao longo da história.

O Simpósio se iniciou no dia 12 de outubro às 18h na bela Basílica de São João de Latrão, com um momento de louvor a Deus e homenagem a Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.
No dia seguinte, os grupos foram divididos de acordo com os idiomas: Italiano, Francês, Inglês, Polonês e Português. O grupo de língua portuguesa reuniu-se no Colégio Apostólico Leoniano para três conferências, cujos temas foram: “Espiritualidade Vicentina e seu desafio profético”; “Formação Vicentina e a comunicação na era da informação” e “Os serviços vicentinos: a partir daqui… para onde?” O dia se encerrou com a celebração da Eucaristia.

​Arquibasílica Papal de São João de Latrão, chamada geralmente apenas de São João de Latrão ou Basílica de Latrão, é a catedral da Diocese de Roma e a sé episcopal oficial do bispo de Roma, o Papa.​

.
No dia 14 de outubro, às 8h45, os ramos da Família Vicentina concentraram-se (em torno de 8.000 pessoas!) na Praça de São Pedro para a tão esperada audiência com o Papa Francisco, o qual dirigiu a todos os ramos presentes, palavras de agradecimento, em nome da Igreja, pelo trabalho realizado em favor dos pobres, de encorajamento a continuarem a missão vicentina sem desanimar e sem nunca perder de vista a mística cristã, que consiste numa profunda comunhão com Deus. Esta nos move ao encontro daqueles que mais necessitam de nossos humildes serviços.
Na noite do mesmo dia 14 de outubro, realizou-se, na Basílica de São Paulo Extramuros, a solene vigília de oração. Um belo momento de comunhão com Deus e com os irmãos!
O simpósio encerrou-se no dia 15 de outubro com a solene Celebração Eucarística realizada na Basílica de São Paulo Extra Muros, com a presidência do Superior Geral da Congregação da Missão, Padre Tomaž Mavric, C. M., e concelebrada por vários sacerdotes dos diversos ramos da Família Vicentina, além da ativa e frutuosa presença dos muitos irmãos que dedicam suas vidas ao serviço dos Pobres. ​

​Padre Luís Carlos Fundão do Vale, C.M.

Deixe aqui o seu comentário: