Assembleia Civil e Provincial 2018

11 de maio de 2018


Do dia 15 pela tarde ao dia 20 até o almoço, realizaram-se na Pousada do Engenho (Caraça) as Assembleias civil e religiosa da Província Brasileira da Congregação da Missão, proprietária e mantenedora da Reserva Particular do Patrimônio Natural do Santuário do Caraça. Vindos do Rio de Janeiro, da Bahia, de Brasília e de Minas Gerais, foram 50 participantes, 7 Irmãos (consagrados, mas não ordenados Padres) e 39 Padres, mais 4 seminaristas dos últimos anos da formação.

A Assembleia civil é convocada cada ano, no mês de abril, para a apresentação , discussão e aprovação das contas do exercício social findo em 31 de dezembro de 2017, discussão e aprovação do orçamento provincial para o exercício deste ano de 2018. Para isto, a Província contou com a colaboração especial de auditores independentes, que estudaram as contas, seus mecanismos, suas dificuldades ou necessidades, sua funcionalidade e exatidão, e as apresentaram nos dias 18 e 19 para aprovação. A aprovação pela Assembleia é a forma de agradecer ao Ecônomo Provincial seu trabalho, completado pelo Conselho de Assuntos Econômicos e Fiscais da Província, pela colaboração dos Ecônomos das Casas e obras da Província e pela ajuda dos Superiores locais, responsáveis pela condução dos trabalhos pastorais, nas missões, nas paróquias, nas casas de formação dos jovens candidatos da Província, e das atividades específicas da administração provincial.

A Assembleia religiosa é diversa, pois foi preparada por atividades e estudos de formação permanente, com a colaboração especializada de Frei Sinivaldo Tavares, teólogo franciscano, professor da Faculdade de Filosofia dos Jesuítas de Belo Horizonte, que trabalhou nos dias 17 e 18 o tema ESPIRITUALIDADE E MISSÃO, para a formação contínua dos Coirmãos vicentinos.
O último dia, sexta-feira, dia 20, foi dedicado à Assembleia Provincial eletiva. O Provincial, Pe. Geraldo Eustáquio Mól Santos, apresentou um relatório do seu ministério, nos 4 anos de mandato. Foi reeleito, em primeiro escrutínio, como sinal da apreciação positiva dos seus trabalhos de Superior Provincial. Seguiram-se as eleições dos Conselheiros, Padres Eli Chaves dos Santos, Luís Carlos do Vale Fundão, Eduardo Raimundo dos Santos e Wilson Alzate García, e os Suplentes Padres Gentil Soares da Silva e Luís Roberto Lemos do Prado. Para o Conselho de Assuntos Econômicos e Financeiros foram eleitos em votações sucessivas os Irmãos Admar Francisco de Freitas e Adriano Ferreira Silva e o Pe. João Donizete Dombrovski, sendo seus suplentes eleitos o Pe. Gentil e o Irmão Mílton Pereira de Jesus.

Os trabalhos se encerraram ao meio dia da sexta-feira. Notou-se o bom número dos participantes, o amadurecimento da juventude da Província e a alegria da convivência, celebrada nas orações litúrgicas e nas eucaristias diárias.

Padre Lauro Palú, C. M.

Deixe aqui o seu comentário: