História da Congregação da Missão ministrada pelo Padre Lauro Palú

11 de maio de 2018

Aconteceu de 1º a 4 de maio de 2018, no Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens – Complexo do Caraça, a assessoria aos membros do Seminário Interno Interprovincial São João Gabriel Perboyre, intitulada “História da Província Brasileira da Congregação da Missão (PBCM)”, ministrada pelo Pe. Lauro Palú, C.M.

Foi uma oportunidade para que os seminaristas pudessem apreciar a rica experiência de vida e o testemunho do Pe. Lauro, estudando o Resumo Histórico (1820-2000) da Congregação da Missão no Brasil, escrito pelo Pe. José Tobias Zico, C.M. Ficou claro que o conhecimento dessa história, a admiração e gratidão, por seus personagens e seus feitos, geram em cada um dos atuais candidatos da Congregação da Missão no Brasil a responsabilidade de continuar concretizando e realizando a Missão Vicentina no País com esmero e zelo.

São Vicente não quis fundar uma congregação religiosa, mas um grupo ativo de missionários para o trabalho com os pobres mais abandonados (naquele tempo, os camponeses) O Seminário Interno é o que as Congregações chamam de Noviciado. Durante um ano, faz-se uma inserção na vida da Congregação, para aprender as regras, os costumes, a missão, os métodos vicentinos, etc. Os vários conteúdos vão sendo expostos por gente especializada ou capaz. Nesta semana, foi a história da Província do Rio de Janeiro. Também estudarão as Províncias de Curitiba e Fortaleza, No segundo semestre, estudarão a história de toda a Congregação, 400 anos de trabalho missionário e formador, em todo o mundo.

 

Deixe aqui o seu comentário: