Gruta da Bocaina

VOLTAR

gruta da bocaina 01

“Entrar no vale da Bocaina parece uma aventura em um passado remoto, há alguns milhares de anos. Uma paisagem primitiva. Logo no início do vale a incrível visão da cachoeira revela uma das belezas escondidas no desfiladeiro.

A Gruta fica a aproximadamente 1 Km, subindo pelo leito pedregoso do rio. O vale é encantador e a cada curva do rio vão-se desvendando novas paisagens.

Pouco antes da Gruta existe um “minicanion” onde a parada é obrigatória para admirar e fotografar sentado à beira de um paredão negativo. Cinco minutos acima encontra-se a Gruta. É preciso usar lanterna para entrar.

O primeiro salão é amplo e nota-se a presença de um rio em seu interior, que, aliás, percorre quase toda a extensão da Gruta. Prosseguindo por um corredor estreito, que vai se afunilando até caber apenas uma pessoa, chega-se ao segundo salão, onde há uma pequena queda d’água. Para experimentar e absorver a energia do lugar é essencial apagar as lanternas, ouvir o som das águas, sentir o microclima ambiente e meditar. Um passeio verdadeiramente imperdível!”

Clique aqui e envie o seu depoimento para o site do Caraça.

NOTA:
Este atrativo natural está inserido na Zona de Proteção da Unidade de Conservação RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL SANTUÁRIO DO CARAÇA, conforme documento aprovado pelo ICMBio, Portaria Nº 189/2013.

Na Zona de Proteção da RPPN Santuário do Caraça a visitação restringe-se até 11 pessoas por dia, considerando o guia ou condutor cadastrado no Santuário do Caraça.

Galeria de Fotos: