Pico da Carapuça

VOLTAR

carapuca 01

Para aqueles que ousam desafiar os limites do corpo, a Serra do Caraça possui sete picos: Pico do Sol (o mais alto da Cadeia do Espinhaço, 2072m), o Pico do Inficionado (2068m), o Pico da Carapuça (1955m), o Pico da Canjerana (1890m), Pico da Conceição (1800m), Pico Três Irmãos (1675m) e o Pico da Verruguinha (1650m).

É bom ressaltar que, para vencer os obstáculos naturais destas trilhas, que minam a resistência de quem se arrisca, é preciso ter bom preparo físico, boa coordenação motora e estar acompanhado dos Guias Cadastrados no Caraça.

Segundo alguns, “o coração parece saltar pela boca”. No entanto, todo esse esforço é recompensado pelas paisagens indescritíveis e pelas belezas típicas de cada pico. Somente quem vence a montanha pode descrever, se houver palavras, a sensação própria de cada subida e da vista que se pode contemplar.

O Pico da Carapuça na voz e no coração dos Guias

“O Pico da Carapuça é o mais próximo e, ao contrário do que se possa imaginar, nem por isso deixa de exigir muito esforço físico, suavizado, é claro, pelas belezas naturais da trilha. São em média 6 km de caminhada.

A parte mais fácil do caminho leva até a Gruta de Lourdes, passando pela Capelinha do Sagrado Coração de Jesus. As subidas deste trecho são para testar o fôlego e aquecer a musculatura. O trecho mais pesado e mais íngreme está logo depois da Gruta, na subida pela mata, por caminhos mais escondidos e de acesso difícil, por não estarem marcados e sinalizados. São exatamente essas dificuldades que exigem o acompanhamento de Guias. A vantagem desta complicada e difícil subida é ser feita toda ela sob a sombra das árvores, suavizando o calor e a incidência dos raios de sol, sem contar a beleza que enche os olhos dos visitantes, pela grande variedade de espécies naturais.

Todo cuidado é pouco. Há trechos escorregadios e outros que exigem o apoio das mãos. Saindo da mata, encontra-se um platô, quase no topo, de onde se tem uma vista maravilhosa, verdadeiro prenúncio do que virá pela frente. Daí começa-se a contornar o Pico. Rochas esculpidas pelo tempo dão asas à imaginação. Pouco depois o topo.

Lá existe um pequeno cômodo de alvenaria com paredes furadas por tempestades de raios, mas nada que possa interferir ou atrapalhar a paisagem. A vista é magnífica! Sem dúvida, o principal atrativo e o mais deslumbrante. Dependendo das condições do tempo é possível avistar, até mesmo, alguns prédios do Bairro Belvedere em Belo Horizonte-MG. O mar de montanhas visto lá de cima é o troféu que os vencedores vão levar consigo. E logo abaixo, a contemplação do Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens, incrustado no coração do vale caracense, dá a todo o conjunto a garantia das mãos do Criador e de sua proteção”.

Clique aqui e envie o seu depoimento para o site do Caraça.

Galeria de Fotos:

NOTA:
Este atrativo natural está inserido na Zona de Proteção da Unidade de Conservação RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL SANTUÁRIO DO CARAÇA, conforme documento aprovado pelo ICMBio, Portaria Nº 189/2013.

Na Zona de Proteção da RPPN Santuário do Caraça a visitação restringe-se até 11 pessoas por dia, considerando o guia ou condutor cadastrado no Santuário do Caraça.