Arquivo Histórico-Documental

Assinatura do Irmão Lourenço (+1819)

 

Recibo de mercadoria (1776)

Recibo de mercadoria (1776)

O Arquivo histórico documental e fotográfico do Santuário do Caraça possui mais de 18.000 documentos textuais, como o Livro da Irmandade de Nossa Senhora Mãe dos Homens, fundada pelo Irmão Lourenço, cartas régias, partituras musicais, batistérios, trabalhos escolares, manuscritos diversos, etc. Ademais, possui 4.300 fotos e 309 negativos.

O Arquivo Histórico do Caraça conta toda a trajetória desta Instituição e sua brilhante participação no cenário religioso, educacional e histórico de Minas Gerais e do Brasil, desde 1766, décadas antes da fundação do Colégio, até 1968, quando um incêndio pôs fim às atividades escolares do Caraça, e até hoje.

Parcerias com instituições interessadas possibilitaram a realização de projetos que levaram à organização do acervo, que seguiu a catalogação oficial da Congregação da Missão, e à recuperação dos documentos danificados, rasgados, com fungos e insetos nocivos. As fotografias, por sua vez, foram higienizadas e organizadas em álbuns, sendo protegidas com material adequado e guardadas em caixas próprias.

Hoje, o acervo documental e fotográfico do Arquivo se encontra junto à Biblioteca, no prédio onde funcionava o célebre Colégio, acondicionado em estantes deslizantes e ambiente climatizado.

biblioteca1