Biblioteca Hoje

biblioteca hoje

A Biblioteca hoje está instalada no prédio onde funcionava o célebre Colégio, e hoje abriga o Museu, a Biblioteca, o Arquivo e um Centro de Convenções.

Depois do incêndio de 1968, o acervo foi guardado em algumas salas da Casa. Em 1998, o Caraça contratou uma bibliotecária e duas auxiliares. Assim, o acervo pôde ser separado por grandes assuntos e pré-catalogado. Os periódicos foram registrados em fichas e colocados nas estantes por ordem alfabética de título, ano, volume e fascículo. Também foi realizada uma higienização de todo o acervo, página por página, e uma listagem das obras raras do século XV a XVIII. Hoje, o acervo vem sendo informatizado.

Em 2002, havia um projeto de preservação, restauração e revitalização do acervo da antiga Biblioteca do Caraça. Tal projeto, entregue ao Governo do Estado, foi financiado juntamente com o recapeamento da estrada e a revitalização do Museu. Realizou-se, então, um treinamento das profissionais envolvidas com o acervo em vista da higienização, pequenos reparos, encadernação para preservação e congelamento de livros e documentos para desinfestação de pragas e fungos.

Os livros foram armazenados em estantes deslizantes, fechadas, garantindo, assim, sua segurança e facilitando o monitoramento das condições ambientais com desumidificadores que garantem a estabilidade físico-química das obras.

Também foi criado o Cantinho da Criança com literatura infantil e brinquedos educativos, procurando incentivar a leitura aos pequenos visitantes e hóspedes do Caraça.

A Biblioteca, além de todo o cuidado que tem na manutenção da patrimônio cultural de seu acervo, ainda realiza, anualmente, a Semana do Livro e da Biblioteca, da Criança, da Ecologia e da Sala Verde do Caraça, em parceira com o Centro de Monitoramento Ambiental.

Clique na foto para ampliar:

Equipe da Biblioteca

biblioteca-hoje-04

Vera Lúcia Garcia – Bibliotecária (CRB 6 – n.759)

biblioteca-hoje-05

Kely Maria da Silva – Auxiliar de Biblioteca