Complexo Santuário do Caraça – O que é?

Situada nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, com 11.233 hectares, é uma propriedade da Província Brasileira da Congregação da Missão. O Caraça – como comumente é chamado – é um “centro de espiritualidade e missão, de cultura e educação, de conservação ambiental, lazer e turismo” (Plano de Ação para o Caraça 2007 – 2012, p. 1). É ainda:

  • complexo santuario do caracaInstituição católica, da família Vicentina, com várias finalidades sociais, dentre elas a missionária e a atenção aos pobres;
  • Família de educadores – colégio / seminário – formada pelos Padres, Coirmãos, ex-alunos, pesquisadores e colaboradores;
  • Centro de peregrinação, cultura, educação, turismo e ecologia;
  • Reserva Particular do Patrimônio Natural, componente da APA Sul da RMBH e da Reserva da Biosfera;
  • Centro de educação ambiental e de produção do conhecimento científico, como produtivo campo de pesquisas acadêmicas;
  • Patrimônio Cultural do Brasil, com tombamentos em nível federal, estadual e municipal;
  • Uma das 7 Maravilhas da Estrada Real;
  • Um empreendimento turístico múltiplo (pousada, restaurante, lanchonete, loja e atrativos naturais e culturais) que gera emprego direto para cerca de 70 moradores da região na qual se insere e que fomenta um fluxo turístico anual maior do que a soma das populações das duas cidades onde se localiza, dessa forma, marcando a identidade turística da região e condicionando ambiente favorável ao surgimento de outros negócios e empreendimentos na cadeia do turismo microrregional.

Trata-se, portanto, de uma estrutura complexa, com múltiplas funções, papéis e personalidades que deve harmoniosamente se integrar para compor uma unidade eficiente e qualificada. Nesse contexto, destacam-se 4 eixos básicos que constituem a integralidade do Caraça:

  1. Preservação, conservação e educação ambiental (RPPN, centro de visitantes e trilhas)
  2. Educação, cultura, ciência (Conjunto arquitetônico, museu e biblioteca).
  3. Centro Vicentino Missionário de espiritualidade, religião e peregrinação (Santuário e Curato)
  4. Complexo Turístico (pousada, restaurante, loja, lanchonete, bar roteiros e atrativos);

O Complexo Santuário do Caraça é o conjunto de toda a propriedade de 11.233 hectares, onde estão localizados o Conjunto Arquitetônico do Santuário, a área da RPPN (área de 10.187 ha), e partes identificadas pela proprietária como áreas de manejo. No Conjunto Arquitetônico estão a igreja neogótica, o prédio do antigo colégio (hoje museu e biblioteca) e a pousada. Na área de manejo estão localizadas a Fazenda do Engenho, o Buraco da Boiada, a Fazenda do Capivari.