História de Nossa Senhora Mãe dos Homens

VOLTAR

nossa senhora mae dos homensNossa Senhora Mãe dos Homens é uma reverência a mãe de Cristo pertencente à Igreja Católica.

Sua origem remonta à Portugal, surgida em Lisboa. A invocação a Maria, mãe de Cristo, surgiu no convento de São Francisco das Chagas, no bairro de Xabregas, em Lisboa.

A devoção a Nossa Senhora Mãe dos Homens chegou ao Brasil depois do século XVIII devido à fuga de um devoto conhecido como Irmão Lourenço, haja vista a forte perseguição do Marquês de Pombal à sua família Távora.

No Brasil, a reverência de Nossa Senhora Mãe dos Homens deu origem a Irmandade de Nossa Senhora Mãe dos Homens, bem como a igrejas de grande valor cultural e histórico referentes à história do Brasil no período colonial e imperial.

No Brasil, o Irmão Lourenço adquiriu terras na Serra do Caraça, em Minas Gerais, onde fundou o Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Oração a Nossa Senhora Mãe dos Homens

Virgem Imaculada, Mãe de Deus, Vós, que inflamada de amor, cooperaste com o Vosso Filho Jesus no ministério da redenção e recebestes de seus lábios, no calvário, a missão de Mãe dos Homens, protegei, benigna, estes vossos filhos que, atraídos pela vossa maternal bondade, se consagram ao Vosso amor e serviço no Santuário que se gloria deste dulcíssimo título. Sede, em todo tempo e lugar, a guia segura dos nossos passos, para que nos conservemos sempre fiéis às promessas que fizemos ao pé do Vosso altar, trilhando o caminho que conduz à salvação e à glória.
Assim seja.

Amém!