Nata do xadrez brasileiro se reúne para o 3º Torneio no Santuário

28 de dezembro de 2017


Espiritualidade e paz. Sentimentos comuns quando estamos envolvidos com a magia da Serra do Caraça. Os momentos passados no Santuário ficam gravados como experiências extremamente prazerosas, lembradas de uma forma especial. Mais um evento se aproxima, uma oportunidade a mais de unir a magia do Xadrez ao esplendor do Complexo do Caraça com suas construções, trilhas, cachoeiras e uma Serra que não há como descrever em palavras.

A lista de pessoas que se encantaram com o Caraça vai de grandes nomes da história como Dom Pedro I e Dom Pedro II até os alunos ilustres do imortal Colégio que será sempre lembrado como berço da formação de magníficas e brilhantes mentes que se destacaram nas mais variadas profissões. Como Afonso Pena e Arthur Bernardes que presidiram nossa nação.

A oportunidade de voltar ao Caraça é vista como uma bênção. Os amigos, companheiros de tabuleiro e amantes da nobre arte de Caíssa, se reúnem, reforçam os laços de proximidade e o compromisso de jogar não somente o jogo-ciência, mas especialmente o jogo-arte, buscando, na simulada batalha no tabuleiro, as estratégias mais originais para alcançar a imortalidade, sabendo que só é possível doando a alma a um momento único que pode ser replicado através do tempo.

Além da presença do Mestre Internacional Roberto Molina, já enfeitiçado pelos encantos do Santuário, teremos a presença do maior nome do Xadrez brasileiro. Henrique Mecking é sinônimo da glória do Xadrez nacional, jogador espetacular que alcançou as mais altas posições do ranking mundial. A beleza e profundidade de seu jogo se harmonizam com as belezas do Caraça. Com a vida dedicada a Jesus, temos um espírito determinado em seguir conquistando novos fãs, sendo um exemplo para todos, em especial para a juventude.

A presença do nosso maior jogador será a coroação do esforço dos organizadores do evento em especial o amigável Francisco Emery, sempre trabalhando para proporcionar a todos mais um evento inesquecível.

Para encerrar, 5 frases do ex-Campeão Mundial, Garry Kasparov, considerado o maior jogador de todos os tempos. Verdadeiro lutador no tabuleiro, a energia e a busca incessante da vitória é marca registrada de seu vigoroso jogo.

1. Steinitz forneceu à Teoria do Xadrez uma tabela de multiplicar, mas ainda ele estava muito longe das Matemáticas superiores.

2. O Xadrez é um jogo absolutamente lógico que tem suas leis gerais, que podem ser compreendidas intuitivamente ou trabalhando muitíssimo.

3. O Campeão Mundial é a melhor personificação de sua época e com base nele podemos julgar o desenvolvimento do Xadrez.

4. No Xadrez, minha palavra é próxima à de Deus.

5. Vejo na luta enxadrística um modelo exato da vida humana, com sua luta diária, suas crises e seus incessantes altos e baixos.

Júlio Lapertosa: Presidente da Casa do Xadrez – Organizadora do Torneio do Caraça

Deixe aqui o seu comentário: