Turismo

turismo2

Como Centro de Turismo, o Santuário do Caraça recebe, em média, 70.000 visitantes por ano, dos quais pelo menos 17.500 são hóspedes em sua Pousada. Isso faz com que seja, por sua relevância e implicação social, uma das mais importantes e mais visitadas Unidades de Conservação do Estado de Minas Gerais, além de ser uma das maiores: a Reserva Particular do Patrimônio Natural do Caraça responde praticamente por 51% das Reservas Particulares do Estado.

E como Centro de Peregrinação e Cultura, o turismo no Caraça não pode fugir a essas realidades. O Caraça oferece um turismo alternativo, em que a formação de valores que permanecem e humanizam verdadeiramente o ser humano é realçada em todos os momentos.

Com trilhas para vários locais, desde cachoeiras, tanques e piscinas naturais e antigas construções até grutas e picos que só podem ser visitados com guias, o Santuário do Caraça oferece uma série de aventuras para cada visitante e para os grupos que sobem a Serra.

E, acima de tudo, em cada uma de suas caminhadas e das trilhas que podem ser percorridas, um espetáculo de natureza se descortina às vistas de todos os caminhantes, impelindo cada um a retomar sua própria vida e se harmonizar com a maravilha da Criação.

De fato, todos se engrandecem com a visita ao Santuário do Caraça! Desde a corresponsabilidade ambiental, na preservação da RPPN, até à proximidade de uns com outros, à espiritualidade e à história do Caraça, a interação humano-afetiva entre os que visitam e, principalmente, entre aqueles que ficam hospedados no Santuário, tudo isso vai, aos poucos, formando uma nova consciência humana e social, impulsionando os turistas a fazerem do lugar em que vivem e trabalham um espaço mais terno e afetivo, mais cultural e relacional, mais humano e, principalmente, humanizador.

Não deixe de fazer esta aventura! Visitar o Santuário do Caraça mudará sua vida e seus conceitos sobre turismo e lazer!

Núcleo Histórico

O “Núcleo Histórico” é o conjunto arquitetônico das edificações a seguir:

Igreja neogótica, que liga as duas alas laterais do antigo prédio de dois andares, em estilo barroco.

Ruínas do antigo Colégio e da Escola Apostólica ou Seminário.

Diversas construções anexas tais como: Casa Santa Helena, Casa das Sampaias e demais dependências de serviço.

Atrativos Naturais

O Santuário do Caraça dispõe de diversos atrativos naturais, tais como cachoeiras, piscinas naturais e picos.

Lembranças

Leve consigo apenas lembranças do Santuário do Caraça!!!

A loja de souvenir está localizada no mesmo prédio da lanchonete e possui diversos itens para lembranças e presentes. O funcionamento é segunda a sexta das 8h às 11h e das 14h às 17h. Nos finais de semana e feriado das 8h às 17h.

Nessa loja é possível encontrar artigos religiosos e sobre o Caraça como livros, DVDs, camisetas, bonés, chapéus, chaveiros, adesivos e postais.

Adquira a sua!!!

Artesanato Regional

Em apoio e valorização ao artesanato regional, o Santuário do Caraça cede espaço para que os artesãos cadastrados possam expor e vender seus produtos, nos finais de semana e feriados, no horário de visitação.

O Programa de apoio ao artesanato regional, que tem o propósito de estimular os moradores da região para está atividade, contempla artesãos dos municípios de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara, mediante cadastro e número de vagas relativas ao espaço disponível para este fim.

Apresentamos a seguir os artesãos cadastrados no Santuário do Caraça:

Euler Ribeiro e Silva – (31) 3832-1890

Maria Inês

Jerônimo Francisco da Silva – (31) 3809-4025

Roberto e Cláudia Almeida – (31) 9957-7299

Sérgio Luiz Dobscha – (31) 9638-4437

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário